A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou, por meio de nota, que uma mulher foi atendida em Santarém, oeste do Pará, com sintomas muito parecidos ao da covid-19. Além disso, a paciente teria retornado recentemente da Itália – o país europeu vive um surto da doença – e por isso foi colocada em isolamento domiciliar por 14 dias.

Crédito: Reprodução

Segundo a Sespa, no entanto, o caso só pode ser oficialmente reconhecido como suspeito após confirmação do Ministério da Saúde. O que ainda não ocorreu.

A mulher foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e encaminhada imediatamente para área de isolamento. No local, a equipe médica iniciou a avaliação clínica.

Em seguida, o setor epidemiológico do Hospital Municipal de Santarém e a vigilância epidemiológica do município iniciaram a investigação e a notificação da paciente, seguindo recomendações do Ministério da Saúde (MS).

A médica que examinou a mulher, no entato, avaliou que ela não possuia critério de internação. Por isdo, a Vigilância Epidemiológica orientou isolamento domiciliar de 14 dias, com acompanhamento.

De acordo com a Sespa, todo o procedimento da equipe foi feito de acordo com o protocolo determinado pelo MS. “A equipe de saúde da Unidade seguiu todos os protocolos para a ocasião e aguarda confirmação da classificação do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Santarém. Todo cuidado com o caso está sendo realizado seguindo o protocolo do Ministério da Saúde”, diz a nota.

Fonte: Portal Roma News
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585