Rio de Janeiro rj 01 02 2020 Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde foto Tania RegoAgencia Brasil

Começa nesta quinta-feira (16), a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Doentes crônicos, profissionais da força de segurança, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população prisional deverão ser vacinados.

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Mais de 90% dos idosos, cerca de 19 milhões de pessoas, já foram vacinadas contra a gripe na primeira fase da campanha, que começou em 23 de março. Profissionais de saúde também foram imunizados. A vacinação para esses públicos continua. O Ministério da Saude ainda estuda incluir a população indígena nesta fase da imunização.

A terceira etapa está prevista para 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, mulheres grávidas ou no período de pós-parto, pessoas com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da educação.

A vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E ainda vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: H1N1, H3N2 e Influenza B. O Ministério da Saúde já enviou 34 milhões de doses para os estados. No total serão disponibilizadas 75 milhões de doses para imunizar a população, ao custo de R$ 1 bilhão de reais.

Com informações da Agência Brasil

Volte já para casa! A Covid-19 não é brincadeira!

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585