Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira, dia 15 de junho, a Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizou pela manhã a abertura da programação alusiva.
(Foto: Elivaldo Silva / Ascom PMMC)
O lançamento da campanha “Junho Violeta” ocorreu no início do mês, mas nesta terça houve uma ação no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Esperança, com uma palestra sobre o tema, seguida de jogo de dominó, danças regionais e distribuição de lanche, com participação de cerca de 60 pessoas.
A coordenadora do Cras, Josiara Figueiredo, ressalta que é preciso criar uma conscientização por parte da família no combate a violência contra a pessoa idosa. “A população precisa ter a consciência da importância desse dia, pois a violência contra o idoso infelizmente muitas das vezes acontece dentro da própria casa”, disse.
A programação segue na quarta-feira (16), no CCI com emissão de carteira do idoso, atualização de cadastro único e benefício de proteção continuada para idoso. Na sexta-feira (18), encerramento com caminhada prevista para iniciar às 8h do CCI até a Praça Matriz de Santo Antônio, onde terá uma blitz educativa e panfletagem, que tratam a respeito do tema.
O dia 15 de junho
A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa.
Estado do Pará News com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos