Tomaram posse nesta segunda-feira (19) os novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), de Mojuí dos Campos, para o quadriênio 2021/2025.
(Foto: Silvágner Grigório / Ascom/PMMC)
O ato de posse foi realizado na Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, contou com a presença da presidente da Comissão Organizadora e Eleitoral, Sileuza Barreto, do secretário municipal de educação, Ediclei Gomes, do presidente da Câmara Municipal, Francisco de Assis Arruda e do prefeito Marco Antônio Lim.
O presidente eleito do CAE é Valdir Oliveira, representante da sociedade civil organizada, e a vice-presidente eleita é Sileide Rebouças, representando dos professores e trabalhadores da educação.
O presidente eleito para o período de 2021 a 2025, Valdir Oliveira, ressalta a importância do conselho na administração municipal. “O nosso intuito é trabalhar em prol do nosso município, creio que todos os conselhos têm esse entendimento as suas mesas diretoras de trabalhar em prol da maioria. Esse conselho como os outros são muitos importantes que, trata da merenda escolar de ajudar a gestão municipal, cada vez melhorar essa alimentação que é tão útil e importante para todas as nossas crianças”, explicou.
A professora e vice-presidente do CAE, Sileide Rebouças, destaca o papel do conselho na fiscalização da merenda escolar que é servida aos alunos da rede municipal. “Nós estamos aqui para somar com o nosso município para fiscalizar que esse é o nosso papel principal, sempre visando o nosso aluno a nossa alimentação de qualidade”, disse a educadora.
Para a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Glicilene Evaristo da Silva, o conselho é uma ferramenta de grande relevância no município. “O conselho de alimentação escolar é uma composição muito importante para a sociedade, que tem o objetivo de fiscalizar a execução do programa nacional de Alimentação Escolar que é muito importante para o município de Mojuí dos Campos”, afirmou.
O CAE
O CAE é responsável por acompanhar e fiscalizar diretamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos).
Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Confira a nova composição:
Presidente: Antônio Valdir de Oliveira Lima
Vice-presidente: Sileide Rebouças Nogueira
Primeiro secretário: Antônio Oliveira da Silva
Segundo secretário: Mere Rose Ferreira.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mojuí