A atual campanha eleitoral avança para uma nova etapa nesta sexta-feira (26), quando passa a ser veiculado o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Candidatos de todos os cargos terão acesso à propaganda que vai ao ar até o dia 29 de setembro. Ao todo, serão 35 dias de campanha no rádio e na TV antes do primeiro turno, que acontece no dia 2 de outubro. Caso haja a necessidade de segundo turno nas disputas pela Presidência e pelo Governo do Pará, o horário eleitoral gratuito será retomado entre os dias 7 e 28 de outubro.
(Arte: Reprodução)
Assim, a partir desta sexta, a propaganda no rádio e na televisão será veiculada em dois blocos diários, de 25 minutos diários cada, de segunda a sábado. No rádio, os blocos são exibidos a partir de 7h e de 12h. Na televisão, as exibições acontecem a partir das 13h e 20h. A publicidade eleitoral também acontece por inserções, que podem ter 30 ou 60 segundos, e serão exibidas ao longo da programação das emissoras concessionárias de rádio e TV aberta.
A veiculação da propaganda será dividida por cargos. Às segundas, quartas e sextas, o horário gratuito será reservado para candidatos a governador, que terão direito a dez minutos em cada bloco; senadores, cinco minutos; e deputados estaduais, dez minutos. Às terças, quintas-feiras e aos sábados, será a vez dos candidatos à Presidência e a deputado federal. A divisão de tempo será igualitária e cada cargo ocupará 12 minutos e 30 segundos por bloco.
Com informações da Tribuna de Minas.