A III Semana de Combate aos Impactos dos agrotóxicos na região do Baixo Amazonas, será realizada de 25 a 29 de novembro, com atividades programadas para Santarém, Mojui dos Campos, Belterra e outros municípios da região. A abertura oficial da programação será no dia 25, às 14h, no auditório da Promotoria de Justiça de Santarém. Serão promovidas palestras, capacitações e Dia de Campo.
Foto: Divulgação
A semana de mobilização é nacional e busca promover o encontro das informações entre academia, sociedade, profissionais de saúde e gestores, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e vida das populações. A organização local é do Fórum Permanente de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos da Região do Baixo Amazonas, com apoio do Ministério Público do Pará, Ufopa, Fase Amazônia, Emater, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) dos municípios, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Pastoral Social e Uepa.
Na segunda-feira, 25 de novembro, no STTR de Mojui dos Campos, haverá palestra sobre os impactos à saúde decorrentes do uso de agrotóxicos. À tarde, a partir das 14h, será a abertura oficial na sede do MPPA de Santarém, com painel que trará um panorama do uso de agrotóxicos no Baixo Amazonas e apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o tema, com programação aberta ao público.
No dia 26 está programado um Dia de Campo na comunidade de Lavras, em Santarém, com visita à propriedade que pratica a agricultura orgânica, com participantes previamente inscritos. O dia 27 está reservado para a capacitação de profissionais de saúde de Santarém e outros municípios em relação às notificações compulsórias de intoxicação por agrotóxicos. As escolas Vitalina Mota, em Belterra, e Governador Fernando Guilhon, em Mojui dos Campos, irão promover atividades referentes ao tema no dia 28 de novembro, quinta-feira.
A semana encerra na sexta-feira, 29 de novembro, com solenidade às 9h na Câmara de Vereadores de Santarém, com discussões e exposição de produtos da agricultura orgânica.
Fonte: MPPA