Imagens impressionantes mostraram uma decolagem rejeitada por um Boeing 737 da American Airlines após os pneus estourarem.

O caso aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (10), no Aeroporto de Tampa, na região centro-oeste da Flórida. Um 737-800 da American que decolava para Phoenix, no Arizona, começou a perder parte da banda de rodagem do pneu durante a decolagem, deixando destroços na pista.

Logo após, um dos pneus do trem de pouso principal direito estourou e uma fumaça começou a sair. Os pilotos então decidiram abortar a decolagem mesmo estando em velocidade mais alta (mas antes da V1, que é a velocidade de decisão), aplicando o máximo de freios, acionando os reversores de motor e acionando os spoilers (freio aerodinâmicos que ficam em cima das asas).

O avião conseguiu desacelerar antes do final da pista e saiu dela pela última taxiway disponível, ainda com fumaça saindo do trem de pouso. Logo após a parada da aeronave, um incêndio se iniciou nos pneus e chamas foram vistas. Os bombeiros de aeródromo chegaram rapidamente e interviram para que o incêndio não se espalhasse.

Todo o incidente foi gravado por Steven Markovich, que é um entusiasta local de aviação que grava vídeos da movimentação no Aeroporto de Tampa, e mostrou em detalhes o ocorrido:

A Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA, informou que nenhum dos 176 passageiros e 6 tripulantes ficaram feridos, e confirmou que o motivo da decolagem abortada foi o pneu que estourou. Uma investigação já foi aberta para entender o que causou o estouro do pneu.

Portal Estado do Pará News com informações Aeroin