O município de Jacareacanga, no extremo sudoeste do Pará, passa a figurar no mapa do sistema financeiro nacional a partir da inauguração, na tarde deste sábado (14), da sua primeira agência bancária, o Banco do Estado do Pará (Banpará).
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
O governador Helder Barbalho esteve presente no evento, acompanhado pelo presidente do banco, Braselino Assunção; pelos deputados Priante, Dr. Daniel Santos, Eraldo Pimenta e Hilton Aguiar; além dos secretários de Estado de Saúde (Sespa), Alberto Beltrame, e do Centro de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto.
“Os moradores e funcionários públicos que moram aqui, para terem acesso a serviços bancários, precisavam se deslocar até Itaituba, distante mais de 400 quilômetros da nossa cidade. Eles acabavam investindo esse dinheiro no comércio de lá”, explicou o presidente do Banpará.
Dentre os serviços, serão ofetadas linhas de microcrédito, crédito rural, abertura de conta e o acesso desta população aos benefícios estaduais.
“Vamos conseguir fomentar a economia local. O dinheiro vai girar e o comércio se desenvolver, gerando ainda emprego e renda. A agência vai fazer todas as operações que se fazem em uma agência grande da capital paraense, por exemplo”, complementou o presidente.
Esta é a décima agência inaugurada durante a atual gestão do Governo do Estado e a primeira no extremo sudoeste do Pará, entre os estados do Mato Grosso e do Amazonas.
“Era uma luta antiga do município a de conseguir a agência e realizamos com a atual gestão. Foi uma promessa feita e cumprida pelo governador. A classe empresarial, que precisa pagar seus funcionários, e as aldeias indígena que recebem os benefícios do governo federal, precisavam de uma agência mais próxima”, disse o prefeito do município Raimundo Batista.
Ao todo, o Banpará investiu R$ 350 mil na construção da agência. A meta, de acordo com o governador Hélder Barbalho, é implantar agências nas 144 cidades paraenses. Com a de Jacareacanga, o banco já se faz presente em 105 municipios.
“Até então, Jacareacanga tinha apenas postos avançados de serviço bancário, mas não detinha uma agência, o que é um prejuízo enorme para o município. De agora em diante, todos os servidores públicos passarão a receber perto de suas casas, na sua cidade. Cada comércio, empresário, cidadã e cidadão poderá abrir sua conta”, conclui o governador.
Pavimentação
Durante a visita, o governador visitou a obra de pavimentação da avenida Tenente Fernandes, que liga o centro da cidade ao aeroporto municipal e à BR 230 (Rodovia Transamazônica).
A obra é desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes (Setran), e teve início em julho deste ano, durante o Governo por Todo o Pará. A previsão é que o serviço seja entregue em julho de 2020.
Até o momento, já foi realizada a imprimação (aplicação de uma camada de material asfáltico sobre a superfície de uma base concluída, antes da execução de um revestimento) da via em 3 dos 8 quilômetros do projeto. Após isto, haverá o serviço de asfaltamento.
Com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (SEDOP)
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do EP Estado do Pará News (93) 99113-7585