Uma reivindicação popular conjunta a um abaixo-assinado está pedindo a intensificação do controle da migração venezuelana em Roraima. De acordo com o documento, os imigrantes se encontram em estado deplorável e desumano.

 (Foto: arquivo pessoal / Fernando de Abreu)

A reivindicação e o abaixo-assinado são realizados pelo professor Fernando de Abreu, mais conhecido como Nando Pacaraima. Segundo ele, a atual situação dos migrantes em Pacaraima e Boa Vista é preocupante, mesmo com apoio da Operação Acolhida e ONGs.

“Nós vemos que Roraima está inchada na área educacional, na área de segurança, na área de saúde. Não está suportando mais o fluxo dessa imigração. Nós vimos que eles estão nas ruas, nas praças, dormindo no relento sendo que tem abrigo”, explica Nando Pacaraima.

Conforme o documento, não há mais uma organização de acolhida dos venezuelanos. Diante da situação, Nando tenta pela segunda vez que as autoridades, como Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Exército Brasileiro intensifique o controle da migração e organize a situação da população que vive à margem da criminalidade e prostituição.

“Vamos anexar [a reivindicação] com esse abaixo-assinado, protocolando posteriormente em cada órgão competente. Caso contrário, se forem omissos, nós entraremos com a com ação judicial coletiva por danos morais e danos diversos contra a nossa população brasileira”, afirma o professor.

A coleta de assinaturas do abaixo-assinado inicia nesta quinta-feira (07), a partir da 9h, na avenida Jaime Brasil, bairro Centro, em Boa Vista. Em Mucajaí e Pacaraima também serão realizadas as coletas no momento oportuno.

Estado do Pará News com informações da Folha BV