Durante ação de fiscalização, a Polícia Federal e o IBAMA encontraram um aeródromo clandestino no município de Mucajaí, no Sul de Roraima. A ação foi realizada em pontos de apoio logístico ao garimpo ilegal.
(Foto: Reprodução / Polícia Federal)
Conforme a PF, o levantamento dos pontos de fiscalização foi realizado a partir do monitoramento de voos ilegais que seriam responsáveis pela logística aérea entre garimpos localizados na Terra Indígena Yanomami e pontos de apoio no interior de Roraima.
Em um dos locais, a PF e o IBAMA encontraram o aeródromo clandestino no qual havia, escondido sob a vegetação, um helicóptero com indícios de emprego no apoio ao garimpo ilegal. A aeronave estaria com a matrícula adulterada e seu interior teria sido modificado, uma alteração, segundo a PF, comumente realizada para transportar materiais até o garimpo.
Além da aeronave, foram encontrados peças, ferramentas para manutenção de helicópteros, partes desmontadas de aeronaves e aproximadamente dois mil litros de combustível de aviação armazenados ilegalmente em esconderijos na mata. Diante dos elementos constatados, foram realizadas as medidas de apreensão e destruição dos materiais e da aeronave.