Um avião da Japan Airlines explodiu e ficou em chamas, na pista do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira (2). A aeronave teria colidido com um outro avião da guarda costeira local ao pousar na pista. Havia 379 pessoas a bordo do voo 516 da Japan Airlines, incluindo 367 passageiros, que foram evacuados, sendo oito crianças e 12 tripulantes.
(Foto: JIJI PRESS / AFP / Japan OUT)
Segundo o jornal japonês NHK, o Departamento de Polícia Metropolitana confirmou que cinco das seis pessoas a bordo do avião da Guarda Costeira estão mortas e o capitão ficou gravemente ferido. Eles seguiam para o oeste do Japão, para entregar suprimentos após o terremoto que assolou a região nesta segunda-feira (1°).
De acordo com o jornal americano The New York Times, a aeronave comercial partiu do aeroporto de New Chitose, na província de Hokkaido, no norte do país, e estava programado para pousar em Haneda às 17h40, horário local.
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres japonesa informou que pelo menos 70 caminhões de bombeiros e outros veículos foram enviados para extinguir o incêndio. Todas as pistas do Aeroporto de Haneda estão fechadas.
Rápida reação do governo japonês
O governo já criou um gabinete de ligação de informações no Centro de Gestão de Crises do Gabinete do Primeiro-Ministro para recolher informações.
Kishida também fez um anúncio logo após o acidente: “Trabalharemos em estreita colaboração com os ministérios e agências relevantes para fazer o nosso melhor para resgatar as vítimas. Eu instruí determinar rapidamente a situação dos danos e fornecer informações adequadas ao público.”
Estado do Pará News com informações do Correio Braziliense