Um bicho-preguiça de aproximadamente um metro de comprimento foi resgatado na tarde desta quinta-feira (23), em Mojui dos Campos, oeste do Pará, por volta das 17h, após se pendurar em fios de alta tensão localizados na rede elétrica na comunidade Portelinha na PA-431.

Crédito: Ascom / Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O trabalho começou quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), foi avisada por moradores da comunidade Portelinha, na manhã desta quinta-feira, que havia um bicho-preguiça nos fios de alta tensão.

O secretário de meio ambiente, Yago Estouco Rodrigues, acionou a Equatorial Energia Pará, setor de meio ambiente e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém.

Equipe do corpo de Bombeiros Militar no apoio durante o resgate.
Foto: Ascom / Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Durante o resgate, foi feito desligamento parcial da rede elétrica. A ação foi acompanhado de perto pelo Corpo de Bombeiros. Foi necessário a utilização de um caminhão-cesto para que os funcionários da Equatorial Energia Pará, fizessem a remoção do bicho-preguiça com segurança.

Caminhão-cesto utilizado no resgate do bicho-preguiça na comunidade Portelinha.
Foto: Ascom / Secretaria Municipal de Meio Ambiente

De acordo com Yago Estouco Rodrigues, secretário municipal de Meio Ambiente, após o resgate foi feito uma avalição do animal. “Verificamos se havia ferimentos ou sinais de doenças. Como estava tudo bem com o animal, devolvemos ele ao seu habitat natural”, finalizou.

O Bicho Preguiça tem a aparencia de um macaco, sendo bastante peludo também, e estão sempre pendurado nas arvores. Porém ele não possui a mesma agilidade de um macaco, ficando muitas vezes parado nas arvores.

As preguiças são considerados animais desengonçados e lentos. Essa falta de agilidade está relacionada com o metabolismo lento dos Bichos Preguiça, por isso eles são considerados lentos perante a outros animais. Tanto que devido a essa lentidão, o bicho preguiça tem uma movimentação diaria de cerca de 38 metros.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585