A prefeitura de Mojui dos Campos, no oeste do Pará, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio de redes sociais e o Portal Estado do Pará News, lembrou nesta segunda-feira (18), a campanha “Fazer Bonito”, alusiva ao Dia Nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Crianças e Adolescentes.

Anualmente, o trabalho é realizado através de debates, palestras nas escolas, panfletagem, etc. Entretanto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a proposta anual da campanha, é destacar de forma diferenciada, por meio das redes sociais e de comunicação, já que não há como realizar ações presenciais.

Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente, Welington Abreu Miranda, e o coordenador do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Raimundo Élison Santos.
(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

O coordenador do CREAS, Raimundo Élison Santos, afirmou que é possível criar uma consciência coletiva para diminuir os índices da violência sexual contra crianças e adolescentes. “É de responsabilidade de todos que a criança e o adolescente se desenvolvam de forma saudável e livre de qualquer violência”, explicou.

• Violência em números:
Dados divulgados pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social, em Mojui dos Campos, indicam que, no ano passado, 36 denúncias de violência sexual contra menores de idade, sendo a maior parte dos casos de abuso sexual.

No primeiro semestre deste ano, 8 denúncias foram registradas. Sendo 1 caso no mês de janeiro, em fevereiro 2 casos, março foram 3 casos e no mês de abril foram registados 2 casos.

O mês, chamado de Maio Laranja, é dedicado à realização de atividades de prevenção. O dia 18 foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, um crime, conhecido como Caso Araceli, chocou o país pela brutalidade. Araceli era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta.

As denúncias de violência contra crianças e adolescentes podem ser feitas gratuitamente pelo Disque 100, o Disque Denúncia Nacional, funciona 24 horas por dia, ou por meio do Conselho Tutelar de Mojui dos Campos, que devido à pandemia está atendo através do disque denúncia (93) 9 9191-9161.

Volte já para casa! A Covid-19 não é brincadeira!

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585