A campanha eleitoral em Bragança, no nordeste paraense, está “pegando fogo”. O candidato a prefeito Renato Paiva de Oliveira (PL), foi acusado de apresentar certificado de conclusão de ensino médio falsificado à Justiça Eleitoral.
(Foto: Reprodução / redes sociais)
Ele foi denunciado ao juiz da 13ª Zona Eleitoral, Roberto Ribeiro Valois, que nesta quarta-feira (7), notificou o candidato a se manifestar sobre as acusações em um período de sete dias.
Renato Oliveira foi lançado candidato a prefeito de Bragança pela coligação Por uma Nova Bragança (PL, PROS, Avante, MDB, PSC, PCdoB, Republicanos).
A coligação denominada Para o Trabalho Seguir em Frente (PSDB, DEM, PSB, Patriota e Solidariedade), liderada pelo atual prefeito Raimundo Nonato (PSDB), candidato à reeleição, protocolou na justiça o pedido de impugnação. O Processo Nº 06002686920206140013, que tramita na 13ª ZE, foi protocolado dia 29 de setembro.
Renato Oliveira apresentou à Justiça Eleitoral um certificado com data de 2015, de conclusão de ensino médio da Escola Estadual de Fundamental e Médio Professora Maria Conceição Malheiro, localizada no município de Irituia, também no nordeste paraense.
Porém, no dia 2 deste mês de outubro, o diretor da 18ª Unidade Regional de Educação (18ªURE), Igno Soares Pereira Júnior, apresentou uma declaração, em resposta ao ofício 0103/2020, requerido pela coligação Para o Trabalho Seguir em Frente, em que afirma: “Informamos que não existe registro nenhum, que comprove seu vínculo com esta instituição de ensino. Isto é, não há documentos arquivados, registro de matrícula, nome presente no relatório final anual, referente a 2015”.
O gestor escolar também informa no ofício, que enviaria cópia do referido diploma de Renato Paiva de Oliveira à Ouvidoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Abaixo seguem o certificado supostamente falsificado e a declaração da 18ª URE:
O Portal Roma News tenta contato com Renato Oliveira para ouvir a sua explicação sobre a acusação.
Estado do Pará News com informações do portal Roma News
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585.