Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santarém, no oeste do Pará, realizou nesta terça-feira (1º) na comunidade Ponta de Pedras, orientações aos comunitários sobre animais errantes que têm causado transtornos para os proprietários de barracas, turistas e a comunidade em geral.
(Foto: Reprodução / Redes Socias)
Essas orientações têm o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de agir de forma responsável em relação aos seus animais de estimação, garantindo assim a segurança e bem-estar de todos.
De acordo com o chefe da vigilância animal do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (Ntvs), médico veterinário Ayrton Amazonas, a ação foi positiva e a equipe foi muito bem recebida pelos comunitários. “Realizamos inquérito canino (coleta de sangue em animais sintomáticos de leishmaniose) para diagnóstico e posteriormente realizar a captura de parte desses animais errantes e os que derem positivos no exame. Fomos muito bem aceitos pela comunidade, entendemos a demanda deles, e eles também se comprometeram a nos ajudar nessa demanda”. Ainda segundo o chefe da vigilância animal, “outras comunidades serão contempladas posteriormente, vimos que essa ação deu certo e estamos confiantes em fazer um bom trabalho em outras comunidades”, afirmou.
A ação foi somente nesta terça-feira, quando sair o resultado dos exames a equipe retornará para realizar a captura dos animais. A previsão para o resultado dos exames é em média de dez dias.
O código Civil em seu artigo 936 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais. Se um animal atacar alguém, ou destruir algo de outra pessoa, o dono deverá ressarcir o prejuízo.
A responsabilidade referida no mencionado artigo trata-se de responsabilidade objetiva, ou seja, não há necessidade de prova da culpa do proprietário do animal, basta que o animal cause um prejuízo que seu dono responde.
A lei permite que, se o proprietário provar que houve culpa da vítima, ou que o fato decorreu de força maior, ele não seja responsabilizado.