A Polícia Federal (PF) prendeu um homem, de 51 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso na China nesta segunda-feira (16) em Pacaraima, município ao Norte de Roraima que fica na fronteira do Brasil com a Venezuela. Havia três mandados de prisão em aberto contra ele por homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa.
As investigações apontam que o grupo criminoso conhecido como Bitong, originário da província de Fujian, na China, extorquia comerciantes chineses na região central de São Paulo, principalmente na Rua 25 de Março e na Rua Santa Efigênia.
O líder, que é migrante chinês, obrigava as vítimas a pagar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil mensais. A organização também é suspeita de matar três comerciantes chineses que não atenderam às exigências do grupo.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo e ele estava foragido há pelo menos 3 anos escondido na Venezuela. Os agentes da PF monitoravam o chefe do grupo e aproveitaram que ele cruzou a fronteira para realizar a prisão.
O líder conseguiu escapar de uma grande operação policial realizada em São Paulo, em 2017. A ação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, as autoridades apreenderam sete armas de fogo com integrantes do grupo.
O líder da organização foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) em Boa Vista, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Fonte: G1 Roraima
Foto: Divulgação/PF