Conhecido como um dos mais belos destinos e muito procurado por viajantes do mundo inteiro, Santarém e a bela Vila de Alter do Chão, no oeste do Pará, poderá receber um congresso voltado para jornalistas especializados em turismo a ser realizado em junho de 2020. A defesa será feita em Santa Catarina por uma comitiva do Pará representada por jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Imprensa Oficial do Estado e Secretaria de Turismo de Santarém.
Foto: Eduardo Rosas / Ascom IOE
O anúncio da defesa do Pará em Santa Catarina aconteceu durante visita de parte da comitiva formada por membros da diretoria da Abrajet-Pará à Imprensa Oficial do Estado, no início da tarde da sexta-feira (22), para agradecer pessoalmente ao titular da autarquia, Jorge Panzera, pelo apoio que tem dado na divulgação do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador João Marques dos Reis”, que está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês. A Ioepa é parceira na divulgação e impressão de flyers do prêmio.
A presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, ressaltou a importância da união de diversas secretarias do Governo do Pará para apoiar e fortalecer a divulgação do turismo paraense. Ela informou ainda que a entidade seguirá esta semana para Santa Catarina com uma grande comitiva, a maior da história de 13 anos de fundação da Abrajet-Pará, para fazer a defesa do destino Santarém e Alter do Chão como sede do próximo Congresso Nacional da Abrajet, que deverá ocorrer em 2020.
A defesa do Pará será na reunião do 36º Congresso Nacional da entidade, que ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na cidade de Urubici, Serra Catarinense. O congresso é anual e envolve a participação de jornalistas associados de todas as seccionais da entidade nos estados brasileiros, que além de defender assuntos de interesses da entidade, vão conhecer os destinos e equipamentos turísticos para gerar conteúdos divulgando em seus sites, blogs, programas de TV e jornais impressos espalhados pelo Brasil.
“Nossa proposição em trazer o congresso para o estado do Pará tem como objetivo maior promover um grande encontro em junho de 2020 entre esses jornalistas, possibilitando que eles conheçam mais um grande destino do Pará, que é Santarém e Alter do Chão. Vamos aproveitar para fazer uma rota integrada entre Pará e Amazonas, finalizando o encontro no Festival de Parintins”, informou a presidente da Abrajet-Pará.
Em setembro de 2011, a capital paraense foi sede congresso nacional da entidade, com a participação de 200 jornalistas especializados em turismo nacionais e internacionais, que contou com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, com patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará). Os press trips (viagens de jornalistas conhecerem um destino) foram realizados na Ilha do Marajó, Barcarena, Bragança e Augusto Corrêa, Paragominas, Salinópolis e São Caetano de Odivelas.
A proposta do destino Santarém e Alter do Chão como sede do próximo congresso nacional de jornalistas tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, André Dias e do secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, que irão fazer a defesa in loco aos jornalistas presentes no encontro em Urubici, levando materiais de divulgação do turismo no Estado do Pará, além de lembranças do destino.
A defesa será reforçada com a participação da diretoria da Abrajet-Pará, da presidente Christina Hayne, do vice-presidente da Abrajet Nacional, Nilton Guedes e das jornalistas Julie Rocha (diretora de Comunicação), Isa Arnour, Lourdinha Bezerra (diretora da Eventos) e dos fotojornalistas Fernando Nobre (diretor administrativo e financeiro) e João Ramid (diretor de projetos).
O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, reforçou o apoio da Imprensa Oficial do Estado, como uma autarquia do Governo do Estado, que frente aos desafios das Imprensas Oficiais em todo o Brasil, tenta buscar alternativas de modernização e de outros serviços, fomentando também parcerias institucionais em prol de agendas positivas ao estado do Pará.
Ele destacou ainda a importância da valorização do turismo paraense e se colocou à disposição para apoiar as ações da entidade em prol da divulgação do segmento no Estado.
Fonte: Agência Pará