Na manhã desta sexta-feira (21), a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Cidade Alta I, em Mojuí dos Campos, promoveu mais um Dia de Check-up, parte da ação chamada Grupo de Hiperdia. O principal objetivo desse encontro foi coletar informações para o cadastro e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.
O programa consiste em levar uma equipe completa de saúde aos bairros de Mojuí dos Campos para aferir pressão, verificar peso e altura, realizar exame de glicemia e consultas médicas. Durante as consultas, a equipe de saúde registra dados clínicos, além de fatores de risco e doenças preexistentes dos pacientes.

Enquanto esperam pelo atendimento, servidores distribuem sopa para os pacientes, proporcionando não apenas uma alimentação mais adequada, mas também conforto e acolhimento durante a espera.
A agente de saúde Maria José de Amorim destaca a importância dessa ação, que vai muito além de simplesmente oferecer um alimento. “Quando os pacientes chegam em jejum para fazer exames, como o teste de glicemia, são beneficiados não apenas pela sopa, mas também pela atenção e cuidado que recebem de todos os profissionais de saúde” afirmou agente de saúde.

Agente de saúde Maria José de Amorim, distribuindo sopa. (Foto: Burlamaqui)
Para a dona de casa, Raimunda Nogueira de Oliveira, ações como essa contribuem para melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação dos usuários. “É uma delicia” e “muito bom”, ela não apenas elogia a sopa oferecida, mas também destaca como essa prática faz a diferença na experiência do atendimento.
Os grupos são formados por equipes multidisciplinares como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Fonte: Portal Estado do Pará News
Foto: Burlamaqui – Portal Estado do Pará News