A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) abriram uma apuração contra o discurso ofensivo do pastor contra crianças com autismo, que afirmou durante um culto religioso, em Tucuruí, região sudeste do Pará, que o ‘diabo está visitando o ventre das mães de autistas’. O caso ocorreu no último dia 12 de julho na celebração de 90 anos da Assembleia de Deus no município. 

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

O vídeo do religioso no momento da pregação circulou nas redes sociais e causou revolta pela fala capacitista contra crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associando o nascimento dessas crianças com algum tipo de maldição. 

A pregação aconteceu no último dia 12 de julho na celebração de 90 anos da Assembleia de Deus no município, quando o pastor Washington Almeida afirmou que o ventre das mães estão desprotegidas, ocasionando a condição nas crianças “As crianças hoje, de cada 100 nós temos aí quase 30% de autistas. O diabo está visitando o ventre das desprotegidas”, declarou o pastor. 

Com a repercussão negativa, o caso foi denunciado por familiares de pessoas com espectro autista na delegacia de Tucuruí. Segundo o MPPA, as diligências estão sendo organizados para a reparação dos danos causados pela fala discriminatória do pastor. A 2ª Promotoria de Justiça de Tucuruí solicitou ainda os vídeos com as falas capacitistas do pastor para anexar nas investigações, além do material gravado pelo próprio religioso se retratando nas redes sociais após a má repercussão das cenas. 

A Assembléia de Deus de Tucuruí manifestou uma nota de repúdio nas redes sociais contra o líder religioso “Afirmamos que autoria da mensagem é do Pastor Washington o qual é um indivíduo autônomo com responsabilidades próprias, qual a Assembleia de Deus não comunga com essas pronúncias malfadadas. As afirmações do supracitado estão contra nossa doutrina e ideário que norteiam a Assembleia de Deus em Tucuruí” diz nota. 

O pastor também usou suas redes sociais para retratação “Durante a minha pregação fui muito infeliz. Eu reconheço e estou diante de cada um de vocês para me retratar”, anunciou o religioso. 

Portal Estado do Pará News com informações do Roma News