O candidato Luanderson de Oliveira Alves, ou ‘Caçula’ do Partido Social Democrático (PSD), obteve 354 votos, sendo 0,15%, após a apuração de votos nas urnas eleitorais neste domingo (6).

 (Foto: Reprodução / Internet)

O fato surpreendente é que caçula é foragido da justiça, procurado pela Polícia Federal no Amapá, acusado de ter a campanha eleitoral financiada por uma organização criminosa de tráfico de drogas no estado.

O homem é investigado através da mesma operação que prendeu o subsecretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Jesaias da Silva, suspeito de ligação à organização criminosa que financiava a campanha.

Mesmo com a acusação e investigação em andamento, ‘Caçula’ obteve 354 votos. O homem está foragido desde o dia em que o mandado de prisão foi expedido, em 20 de setembro de 2024.

A ordem de prisão de ‘Caçula’ tinha sido revogada após análise jurídica, que constatou que candidatos no período de 15 dias antes das eleições só poderiam ser presos em flagrante. A ordem foi reestabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e segue em aberto.

Na última sexta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, decidiu manter o mandado de prisão do candidato a vereador, procurado pela Polícia Federal.

O TRE-AP manteve a ordem de prisão, já que a liberdade do candidato interferiria, de forma decisiva, sobre o livre exercício do direito ao voto dos moradores do residencial Macapaba, ameaçados pela referida organização.

Portal Estado do Pará News com informações do G1 Amapá

Deixe uma resposta