Com o objetivo de reduzir a fila de espera pelas cirurgias eletivas, procedimentos não urgentes, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA) avança com o Mutirão de Cirurgias. A unidade, localizada em Santarém, no oeste do Pará, realizou 622 procedimentos entre junho e setembro.

(Foto: Divulgação) 

Em quatro meses, o mutirão realizou cirurgias nas especialidades de: ortopedia (287), ginecologia (173), mastologia (42), cirurgias pediátricas (98) e a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE (22). 

O mutirão pretende promover o total de 1.800 cirurgias extras, uma média de 150 procedimentos a mais por mês. A iniciativa consiste em uma estratégia implementada na unidade pelo Governo do Estado do Pará com objetivo de acelerar o atendimento da fila de espera. 

“Serão quase duas mil pessoas beneficiadas pela iniciativa em um ano. Em pouco mais de quatro meses já ultrapassamos a marca de 600 pessoas atendidas e isso é gratificante. Por ser fruto do trabalho de toda equipe da unidade, significa que estamos cumprindo nosso papel de proporcionar mais qualidade de vida para os usuários do Sistema Único de Saúde”, destaca o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho. 

Entre janeiro e setembro de 2024, o HRBA realizou mais de 4.200 cirurgias de média e alta complexidade em 20 especialidades médicas. Para atender a demanda extra do mutirão, a unidade ganhou 10 novos leitos cirúrgicos, que estão sendo utilizados para receber os pacientes no pré-operatório e também no pós-cirurgia. 

Além de toda uma logística preparada pela unidade para realizar esta ação, que envolveu a contratação de mais colaboradores e a aquisição de medicamentos e demais insumos.   

Serviço – O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

Portal Estado do Pará News com informações da Agência Pará

Deixe uma resposta