Uma escola estadual de Americana, na Região Metropolitana de Campinas (SP) obrigou um aluno sem uniforme a usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” nas costas.
A foto viralizou nas redes sociais. Segundo a mãe do estudante, ela não tinha dinheiro para a compra da camisa e avisou a direção que aguardaria o depósito do Bolsa Família. O caso foi na E.E. Germano Benencase Maestro, no bairro Jardim Alvorada.
Crédito: Divulgação
“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprara o uniforme no dia 20 com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora”, afirma a mãe do garoto, Priscila se Lourdes Mobilom.
“Meu moleque não sabe o que falar, está até com medo de ir na escola”, conta o pai, Henrique Pereira de Oliveira.
A direção regional de ensino disse que não concorda com a atitude da instituição e vai apurar o ocorrido.
Segundo Priscila, a escola adotou essa medida após ver que alguns estudantes iam para a escola com celulares caros, mas sem o uniforme.
“A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família”, ressalta a mãe.
Segundo pais e responsáveis, a prática da direção é comum e resulta em bullying.
“Sem o uniforme, eles não entram para a escola. Então, eles são obrigados a usar aquele uniforme escrito ‘Empréstimo’ atrás para poder estudar”, conta Alexsander Messias da Silva pai de outro aluno.
“Criança mesmo tira sarro”, diz Valkiria Banzato, mãe de aluna.
Punição administrativa
Segundo o dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, a palavra não poderia estar escrita na camisa. A atitude da direção pode terminar em punição administrativa.
“Não pode em nenhum momento estar escrito ‘empréstimo’ na camiseta ou alguma coisa do tipo que possa constranger uma criança”, afirma
“Como é que essa camiseta chegou lá escrito ‘empréstimo’? Quem escreveu ‘empréstimo?’ Então, precisa averiguar e ter a apuração para realmente saber para não cometer nenhuma injustiça. Mas que isso não vai ficar esquecido, não vai, porque nós vamos apurar todos os fatos. Nós repudiamos esse tipo de atitude com qualquer criança”.
Fonte: G1
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585