Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio Walfredo da Ponte, em Mojui dos Campos, no oeste do Pará, tomaram um grande susto na tarde desta quinta-feira (20), os alunos receberam a visita de uma cobra jiboia em plena sala de aula.
Crédito: Ascom / Secretaria Municipal de Meio Ambiente
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), às 14h uma equipe recebeu um chamado para fazer o resgate de um animal da espécie jiboia que apareceu no teto de uma sala de aula, e se dirigiu ao local.
Ao chegar na Escola, que fica localizada na Rua Deputado José Macedo, no bairro da Esperança, os alunos haviam saído da sala com medo, fincando no pátio da escola. O educador ambiental, Antônio Oliveira, e a fiscal Gracinete Franco, fizeram a captura do animal.
Logo em seguida, o educador ambiental dirigiu-se a cada sala de aula para orientar que devido o tempo chuvoso é corriqueiro a presença de animais dentro dos lares, pois devido a umidade de seu habitat eles procuram ambientes mais aquecidos para hibernar ou morar.
Em seguida, o secretário de meio ambiente, Yago Estouco Rodrigues, soltou a cobra em ambiente natural.
A jiboia é um animal que não possui um habitat específico, podendo ocupar diversos domínios morfoclimáticos, desde florestas tropicais a regiões semiáridas.
Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585