Com a Campanha Outubro Rosa em pleno andamento, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) mantém a iniciativa de chamar a atenção à prevenção, oferecendo orientações para colaboradores, pacientes, acompanhantes e comunidade em geral, promovendo palestras, depoimentos inspiradores e ações de sensibilização. 

(Foto: Divulgação)

A equipe multiprofissional destaca também a importância dos diagnósticos precoces. Exames de rotina como a mamografia, por exemplo, são capazes de revelar a existência de sinais de câncer nas mamas, como nódulos ou calcificações, muitas vezes antes que se tornem palpáveis. De janeiro de 2023 a setembro de 2024, a unidade realizou um total de 5.272 exames de mamografia. 

“Nosso compromisso no Hospital Regional do Baixo Amazonas é assegurar que esse serviço seja oferecido com a mais alta qualidade e dentro dos melhores padrões técnicos, porque sabemos que cada exame realizado pode fazer a diferença na vida de uma mulher e de sua família. Queremos que todas se sintam acolhidas e seguras, sabendo que estamos aqui para cuidar, prevenir e proporcionar o acesso a um diagnóstico preciso e eficaz”, destaca a coordenadora do Setor de Radiodiagnóstico, Cássia Souza. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mulheres a partir de 50 anos, sem sinais ou sintomas de câncer de mama, devem fazer uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. 

Para mulheres com menos de 40 anos, a mamografia pode ser recomendada em alguns casos, como: suspeita de síndromes hereditárias, para complementar o diagnóstico de nódulos palpáveis. 

“Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. O câncer de mama é multifatorial, mas é importante frisar a grande influência do estilo de vida da população, pois a obesidade e o sedentarismo contribuem no processo patológico do câncer”, alerta Patrícia Mineiro, médica do setor de radioterapia do HRBA.  

Referência em Oncologia – O HRBA está habilitado como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) conforme o Ministério da Saúde, que deve prestar assistência abrangente, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento deste, independentemente da natureza do estabelecimento de saúde pública ou privada.

A assistência especializada abrange sete modalidades integradas: diagnóstico, tratamento oncológico, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos. 

Serviço – O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

Portal Estado do Pará News com informações da Agência Pará