Este ano, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré chega à sua 228ª edição reunindo mais de dois milhões de devotos. Nesta quinta-feira (6), o arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, os Padres Barnabitas e a Diretoria da Festa anunciam, em coletiva à imprensa, todos os detalhes da maior festa religiosa da região Norte.
(Foto: Agência Pará)
Muitas adaptações serão feitas nesses meses para que o Círio aconteça sem colocar em risco a saúde dos devotos e fiéis. Será necessário reduzir a aglomeração e procissões não poderão ser realizadas no formato tradicional. As promessas poderão ser pagas durante toda a Quadra Nazarena.
A modernidade está presente nesta edição. O Círio ganha um canal exclusivo para a cobertura da festa de Nazaré no YouTube.
Ao longo desses 228 anos, no período da Cabanagem, o Círio não foi às ruas. Este ano, por causa da pandemia, não seria a primeira vez que os devotos ficariam sem ver a Virgem de Nazaré em romarias. Visitas estarão suspensas.
“A virtualização do Círio foi inevitável porque a pandemia ainda não está sob controle”, disse padre Luiz Carlos, durante seu pronunciamento.
Ao final da coletiva, Dom Alberto Taveira, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas mãos concedeu a benção de encerramento e anunciou que é Círio outra vez.
Confira a programação:
Dia 9/10 (sexta-feira):
18h – Missa na Basílica- Santuário, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa
19h – Apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré 2020
19h30 – Live Musical – Grupo Ama, na Basílica-Santuário
Dia 10/10 (sábado):
9h30 – Pregação na Basílica-Santuário, pelo Padre João Paulo Dantas
11h30 – Descida da Imagem Original
17h – Missa na Capela do Colégio Gentil Bittencourt
18h – Exibição do documentário “Plácido”
18h30 – Exibição de documentário com grandes momentos da Trasladação
19h – Live Musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda
20h30 – Queima de fogos (balsa no Rio Guamá), às proximidades da Catedral da Sé
20h45 – Bênção do Cônego Roberto Cavalli
Dia 11/10 (domingo):
7h – Missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa
8h – Início da programação televisiva (documentários, entrevistas, grandes momentos do Círio, Círios antigos, testemunhos de fé e conversão, sobrevoo da Imagem Peregrina sobre hospitais da cidade, etc.)
10h – Terço Mariano, com Dom Alberto Taveira Corrêa
10h30 – Sequência da programação televisiva
11h30 – Missa de Encerramento do Círio 2020, celebrada por Dom Antonio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém
12h30 – Encerramento da programação
No segundo domingo do mês de outubro, tradicionalmente, o Círio reúne mais de dois milhões de devotos nas ruas e um milhão e 400 pessoas na noite de sábado, na trasladação.
Ao todo, são 12 procissões durante todo período da festividade do Círio de Nazaré. Elas reúnem cerca de seis milhões de pessoas nas ruas. Vale lembrar que o distanciamento social é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para se evitar a proliferação da doença.
Uma Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19 elaborou um parecer técnico-científico para orientar a decisão sobre o evento deste ano.
Estado do Pará News com informações do Portal Roma News