Este ano, a maior paçoca de carne seca do mundo mais uma vez bateu um recorde, atingindo 1 tonelada 264,5 kg. A distribuição da iguaria, ocorreu na penúltima noite do Boa Vista Junina, nesse sábado (24). O arraial encerra neste domingo (25), confira a programação para a último dia.
(Foto: Giovani Oliveira / PMBV)
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista-RR, o evento contou com um público de mais de 120 mil pessoas.
A pesagem contou com auxílio de um guindaste e foi transmitida ao vivo em um telão, instalado próximo à Casa de Farinha, cenário onde a iguaria foi acomodada e distribuída.
A paçoca começou a ser preparada na última quinta-feira (22), e em sua receita foram utilizados 800 Kg de carne seca, 500 Kg de farinha de mandioca, 88 Kg de cebola e 30 litros de óleo. Assim como no ano passado, a iguaria foi servida em embalagem lacrada, garantindo mais segurança e higiene. Além disso, foram adquiridos 2 mil kg de banana, distribuída como tradicional acompanhamento.
“Sem dúvida foi muito especial para todos nós. Batemos mais um recorde e temos muito orgulho em, junto à população, celebrar esse momento icônico. Afinal, nossa paçoca se tornou patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista e o Brasil inteiro já conhece. Ano que vem tem mais quebra de recorde”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.
Chirlânia Pereira mora em Mucajaí e, junto à família, veio especialmente prestigiar a Maior Paçoca do Mundo. “Cheguei às cinco da tarde e vim só para provar essa paçoca que é nosso orgulho. Estou adorando a festa. Está linda a decoração”, contou.
PATRIMÔNIO CULTURAL – Foi a Lei municipal n° 2.349 que declarou a Maior Paçoca do Mundo e a Damurida como patrimônios culturais e imateriais de Boa Vista. De autoria do vereador Bruno Perez (MDB) e sancionado pelo prefeito Arthur Henrique, o ato foi publicado no Diário Oficial do dia 23 de novembro de 2022.
EP Estado do Pará News com informações da Folha BV