Nesta terça-feira (15), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados das avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no qual o município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, manteve o índice 5,0 na avaliação referente a 2019, o índice anterior, realizado em 2017 foi também de 5,0.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o maior índice na categoria de anos iniciais de 4º e 5º ano foi registrado nas Escolas de Ensino Fundamental Raimunda Queiróz Sousa e Doutor Ismael Araújo, da rede pública do município.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Queiróz Sousa ficou em primeiro lugar com nota 5,2 sendo que a meta era 4,9 a escola superou a meta projetada do IDEB de 2021.

Já a Escola Doutor Ismael Araújo ficou em segundo lugar com nota 4,8 sendo que a meta era 4,7.

Com relação aos anos finais 8º e 9º ano a escola que ficou em primeiro lugar foi a Escola de Ensino Fundamental Frei Rogério com nota 4,5 sendo que a meta era 4,2.

Em segundo lugar ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Queiróz Sousa com a nota 4,4 sendo a meta era 3,4 atingindo também a meta do IDEB de 2021.

Fonte: Inep

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o município tem avançado de forma qualitativa na educação, pois aparece em quinto lugar empatando com o município de Juruti no Baixo Amazonas e teve como média 5,0 atingindo a meta projetada para 2019 pelo o Ministério da Educação.

Em contato por telefone com a reportagem do Estado do Pará News, o secretário municipal de Educação, Isaac Sousa de Moura, ressaltou o desempenho do município no IDEB. “Mojuí dos Campos está no caminho certo, o resultado obtido mostra que as condições de trabalho oferecidas pela gestão municipal, junto às formações continuadas dos profissionais estão rendendo bons frutos”, afirmou.

Para o prefeito Jailson Alves, o resultado no IDEB demonstra o comprometimento da equipe de educadores, garantindo a eficiência e a eficácia no processo de ensino.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Foi criado em 2005 pelo MEC, que o divulga, desde então, a cada dois anos.

O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585.