O potencial para o cultivo do cacau vem crescendo em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. E para impulsionar a cadeia produtiva no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), firmou uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) de Medicilândia para incentivar a produção cacaueira e garantir rentabilidade os agricultores através da distribuição de mudas.
(Foto: Semagri / PMMC)
No viveiro, técnicos da Semagri, especializados no cultivo do cacau, trabalham na germinação das 40 mil sementes doadas pela Ceplac, que chegaram ao município em junho. As mudas estão sendo preparadas para serem entregues aos pequenos produtores. Como parte da iniciativa, os técnicos ministraram um treinamento para 10 acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal da Ufopa, que estudam no município.
Para o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita, a proposta é articular uma cadeia produtiva marcante no município. “Essa parceria com a Ceplac é muito importante para que possamos fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor de cacau. A gente trabalha fortalecendo o pequeno produtor, a agricultura familiar, oferecendo mudas de cacau e assistência com os nossos técnicos também”, disse.
O prefeito Marco Antônio Lima visitou o viveiro de cacau. Ele reafirmou o compromisso do governo municipal em apoiar o pequeno produtor e fortalecer a cultura do cacau na região. “O nosso município tem potencial para muitas culturas e a cultura do cacau vem crescendo bastante. Com essa parceria, vamos potencializar o cultivo no nosso município, garantir rentabilidade para os produtores, para as famílias”, destacou.
Cultura do cacau
O cacau é uma fruta nativa, originária da região amazônica e, ao contrário de algumas outras frutas, nasce diretamente do tronco da árvore. Ele apresenta cores variadas, que vão do verde ao roxo e do amarelo ao laranja. Dentre os diversos benefícios do cacau, se destaca a capacidade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora.
Além de ser a matéria-prima para a fabricação do chocolate, a amêndoa do cacau é usada também para produzir o pó e a manteiga de cacau. A polpa da fruta, que tem um sabor adocicado e ácido, pode ser utilizada para fazer sucos, geleias e licores. Já a casca serve como uma alternativa de alimento para os bovinos durante a seca.
EP Estado do Pará News com informações Assessoria de Comunicação – ASCOM