Na manhã desta quinta-feira (13) no município de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, foi realizada audiência pública para discutir a segurança no município. A ação aconteceu na Câmara de Vereadores, no Plenário Nicias Lopes Ribeiro e reuniu diversas autoridades do município e região, com o propósito de forma coletiva construir políticas públicas efetivas para diminuição da violência.

A audiência foi uma preposição da vereadora Núbia Angelino (MDB), que contou com apoio dos seus pares.

(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

Durante a audiência foi aberta a oportunidade para que o público fizesse perguntas as autoridades, tendo em vista trata-se de um assunto pertinente para a sociedade, levando-se em consideração que foi possível fazer uma discussão transparente e clara com a comunidade.

Para o prefeito Marco Antônio Lima (MDB), reunir autoridades para discutir segurança pública é um grande avanço para criar estratégia com o objetivo de diminuir o índice de criminalidade no município. “Quero parabenizar a vereadora Núbia Angelino pela a iniciativa, devido os grandes números de feke news que tem surgido em todo o Brasil. Já reuni com os secretários das escolas, pedimos que fiquem mais atentos, que olhe com mais carinho os nossos alunos. A gente precisa que os próprios pais observem as atitudes de seus filhos, os pais tem participação importante nesse cuidado para eliminar as feke news. Também falamos sobre drogas, festas e prostituição, a prefeitura esta criando projetos de inclusão social por meio do projeto olhando para o futuro, que é para tirar os alunos do contra turno na pratica de esporte, jazz e o balé”, disse Marco Antônio.

O Governo do Estado esteve representado pelo secretário do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRGBA), José Maria Tapajós que destacou os recentes investimentos do governo na segurança pública. “O governador encaminhou hoje para Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na pessoa da governadora em exercício dois projetos de Leis, um denominando segurança na escola e outro criando um núcleo de monitoramento nas escolas, com isso o governo do estado garantindo a sociedade paraense que a escola é um lugar seguro”.

Ainda segundo o secretário José Maria Tapajós, discutir segurança publica em Mojuí dos Campos, é muito importante neste momento por questão de ameaças e evasão escolar. “Um município como Mojuí dos Campos, que setenta por cento dessa população vive e mora na zona rural, significa dizer que a polícia precisa sem dúvida nenhuma de mais estrutura para chegar até esses rincões do município, mais repto, o governo do estado equipou a polícia Civil e Militar”, afirmou José Maria Tapajós.

A vereadora Núbia Angelino mostra-se muito preocupada com a segurança dos alunos no município, diante dos recentes casos de violência em nível nacional, a parlamentar deixa claro que seu mandato é a serviço do povo de Mojuí dos campos. “É fundamental a presença do pai, da mãe, no acompanhamento do filho e tem que ter profissionais capacitados para fazer esse trabalho. E na questão da segurança os crimes mudaram, não são mais como antigamente, a tecnologia está sendo envolvida na questão dos crimes. Estou reforçando para que possamos buscar soluções o mais rápido possível”, afirmou a parlamentar.

A audiência contou com a presença dos vereadores e vereadora, do Prefeito Marco Antônio Lima, vice-prefeita Suely Araújo, secretário do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas José Maria Tapajós, delegado da Polícia Civil William Richer, Tenente Coronel Joselde Barbosa do 35º Batalhão de Policia Militar do Pará, comandante do Destacamento da Polícia Militar em Mojuí dos Campos, subtenente Iranilson, presidente do poder legislativo vereador Jesanias Pessoa, representando a secretaria de educação a coordenadora pedagógica Lidiane Portela e o seminarista da Igreja Santo Antônio de Pádua Paulo Roberto da Silva.