A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu nesta quarta-feira (25) a primeira remessa com 318 doses de vacina da farmacêutica americana Pfizer. O lote dos imunizantes chegou no início da tarde desta quinta-feira (26) na Unidade Mista de Saúde.
(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)
Com essa remessa do imunizante Pfizer, o município vai ampliar a faixa etária, alcançando adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. A vacina da Pfizer é a única no país que já obteve a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para imunizar com duas doses pessoas abaixo de 18 anos.
O novo lote foi distribuído ao município pelo Governo do Pará. O material saiu de Belém para a 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) em Santarém, de onde foi transportado de carro para a Unidade Mista de Saúde de Mojuí dos Campos por profissionais da Semsa.
Com esse lote, chega a 15.715 o número de doses enviadas ao município pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), somando de outros laboratórios (AstraZeneca, Coronavac e Janssen). A Semsa também recebeu mais 540 doses da Coronavac para a segunda dose.
Documentos necessários
Para se vacinar contra a Covid-19, o adolescente deve apresentar documento de identificação original com foto, cartão do SUS, CPF e carteira de vacinação. Também é necessária a companhia de um adulto responsável ou autorização por escrito devidamente assinada pelos pais e/ou responsáveis legais.
Números da vacinação
Segundo dados atualizados pela Semsa e disponíveis no Boletim Vacinômetro, em 26 de agosto, 8.788 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante e 5.525 a segunda dose, que também inclui as pessoas que receberam a dose única da Janssen. Somando, 14.313 doses já foram aplicadas no município.
Atualizações sobre a Covid-19
Segundo a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o momento, Mojuí dos Campos apresenta o quantitativo de 1.413 casos confirmados da Covid-19 e 30 mortes causadas pela doença. O número de casos monitorados baixou para 17 e 1.768 casos foram descartados.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos