A Câmara Municipal de Mojuí dos Campos realizou, nesta quarta-feira (24), a última sessão ordinária do primeiro semestre de 2026, antes do recesso parlamentar previsto para o período de 1º a 31 de julho. Mesmo com a pausa nas atividades plenárias e nas reuniões das comissões temáticas, os trabalhos dos vereadores continuam voltados às demandas da população.

Demonstrando preocupação com o futuro dos jovens mojuiense e reafirmando seu compromisso com a educação, o vereador Everaldo Camilo (PP), que cumpre seu quarto mandato consecutivo no Legislativo Municipal, protocolou três importantes requerimentos durante a última sessão do semestre.

A primeira proposição solicita a disponibilização de transporte gratuito nos dias 8 e 15 de novembro para os estudantes de Mojuí dos Campos que irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Santarém.

O segundo requerimento pede a realização de um curso preparatório, com a promoção de aulões nas semanas que antecedem as provas, oferecendo aos alunos mais uma oportunidade de reforço e preparação para o exame.

Já a terceira proposta trata da implantação do Programa de Supervisão Militar Educacional (PSUME) em uma escola da zona urbana do município. A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Pará (PMPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos, visando fortalecer a disciplina, os valores cívicos e a qualidade do ensino.

Mesmo com a chegada do recesso parlamentar, Everaldo Camilo destacou que as atividades em prol da população seguirão normalmente.

“Tudo isso foi protocolado hoje, mas os trabalhos continuam. Seguiremos visitando as comunidades e participando das discussões, principalmente em torno da implantação da empresa Águas Pará, que é um assunto muito importante neste momento. Continuaremos trabalhando sempre em busca de melhorias para Mojuí dos Campos e para toda a população”, afirmou.

Sobre os debates envolvendo a concessionária Águas Pará, o vereador também chamou atenção para a necessidade de combater a desinformação.

“Existe muita informação equivocada. É importante que a população entenda que essa é uma questão prevista na Constituição Federal. A competência para legislar sobre águas é dos estados federados. Houve uma legislação estadual e, dentro da hierarquia das leis, o município só pode atuar dentro das competências que lhe são atribuídas. Precisamos esclarecer isso para que as pessoas tenham acesso à informação correta”, explicou.

Conforme previsto no calendário legislativo, a Câmara Municipal estará em recesso entre os dias 1º e 31 de julho. Durante esse período, não haverá sessões ordinárias nem reuniões das comissões permanentes, podendo ser convocadas sessões extraordinárias em caso de necessidade. O retorno das atividades está marcado para o dia 4 de agosto, às 9h30.

Ao longo de quatro legislaturas, Everaldo Camilo consolidou uma trajetória pautada pelo diálogo, pela defesa dos interesses da população e pela busca constante por melhorias para Mojuí dos Campos. Com atuação próxima das comunidades e compromisso com as áreas da educação, infraestrutura e desenvolvimento social, o parlamentar segue exercendo seu mandato com responsabilidade e dedicação, reforçando sua contribuição para o crescimento e fortalecimento do município.

Foto: Divulgação
Editor: Elivaldo Silva

Deixe uma resposta