Neste sábado (29), as Forças Armadas, em coordenação com as agências e Órgãos de Segurança Pública (OSP), receberam a apresentação de sete homens e duas mulheres, supostamente envolvidos com o garimpo ilegal, que se entregaram na região de Palimiú, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima.
(Foto: Divulgação / Forças Armadas)
A intermediação foi feita por dois advogados que procuraram o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte e propuseram a entrega, que aconteceu no Posto de Controle e Interdição Fluvial estabelecido pelo Comando Conjunto no Rio Palimiú, onde os nove chegaram por meio de embarcação.
Todos serão transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV), com previsão para este domingo (30), dependendo das condições meteorológicas. Após chegarem, eles serão conduzidos até a sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) para prestarem depoimento.
A Operação Ágata Fronteira Norte é o trabalho coordenado entre as Forças Armadas, as agências e os OSP, de acordo com o Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
EP Estado do Pará News com informações da Folha BV