Um operação destruiu dois helicópteros utilizados por garimpeiros ilegais para acesso a garimpos em terras indígenas de Roraima, incluindo a Terra Yanomami, umas das mais devastadas no estado pela atividade ilegal. A ação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
(Foto: PRF)
Os dois helicópteros foram destruídos na região do Apiaú, município de Mucajaí, no Sul, e no Cantá, ao Norte de Roraima.
Ação foi durante uma ação conjunta (Foto: PRF)
Uma das aeronaves foi destruída após fazer um uso de emergência em área rural em Mucajaí, nesse domingo (7). O helicóptero estava com o registro raspado e sem licença para voo.
Já o outro helicóptero foi destruído no dia 2 de julho. A aeronave estava irregular, era utilizada na logística do garimpo e foi destruída no Cantá.
As duas ações tiveram participação de agentes da PRF, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Exército Brasileiro e Força Nacional.
As ações fazem parte da Operação de combate ao garimpo em Terras Indígenas em Roraima, em especial Yanomami.
Na última terça-feira, 2 de julho, outro helicóptero, irregular, utilizado na logística do garimpo, foi destruído, na área rural do Cantá, em ação conjunta do IBAMA e PRF.
Portal Estado do Pará News com informações do G1 Roraima