Organizações religiosas foram alvos da Polícia Federal por suspeita de esquema de lavagem de dinheiro relacionado à sonegação fiscal durante a Operação Heresia, deflagrada nesta sexta-feira (20) em Pacaraima, ao norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela, em São Paulo.
(Foto: Polícia Federal / Divulgação / Arquivo)
Agentes federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligadas às organizações.
As investigações da PF identificaram que uma organização religiosa registrada em Pacaraima, mas sem existência física, é suspeita de receber grandes quantias de outra organização com sede em São Paulo.
As movimentações financeiras seriam incompatíveis com o faturamento anual declarado, sugerindo que os patrimônios da empresa e de seus sócios estavam interligados, segundo a PF.
Investigadores também identificaram depósitos e saques com pessoas e empresas sem vínculos aparentes, caracterizando supostas atividades de lavagem de dinheiro.
Agora, as investigações continuam com a análise do material apreendido para identificar outros envolvidos e a extensão das práticas ilícitas. A operação e as ordens judiciais foram autorizadas pela Justiça Federal.
Portal Estado do Pará News com informações do G1 Roraima