Após mais de um ano fechadas, o Governo do Pará anuncia nesta sexta-feira, 23, como deve ser a reabertura das escolas para a volta das aulas presenciais a partir de agosto.

(Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará)

o plano de retomada será apresentado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e submetido às entidades do setor. A expectativa de retorno já no próximo mês foi divulgada pelo governador Helder Barbalhho (MDB) em uma rede social.

Segundo o que foi anunciado, a previsão de retorno é dia 2 de agosto e será possível graças ao avanço da vacinação contra a covid-19 nos últimos meses. As aulas presenciais nas escolas públicas estão suspensas desde o começo da pandemia, em março de 2020.

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), no entanto, as aulas presenciais só deveriam retornar no mês de setembro. Quando, segundo o Sintepp, todos os trabalhadores da educação já teriam recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19.

Outra reivindicação da categoria é que o retorno aconteça de forma escalonada, gradual, até a imunização completa de todos os profissionais que atuam nas escolas. O sindicato também cobra suporte do estado para a adoção de medidas como distanciamento, uso de álcool em gel e máscaras em todas as unidades de ensino.

Fonte: Roma News