Policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam um caminhão de placa CQJ-9016, que transportava uma carga de 732 kg de cloridrato de cocaína, avaliada em R$ 54 milhões. A droga tinha como provável destino países da Europa.
(Foto: Marcio Silva / A Crítica)
A apreensão ocorreu na manhã desta sexta-feira (21) no KM 30 da AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. O veículo estava sendo dirigido pelo caminhoneiro Juacy Ribeiro Da Silva, 47, que foi preso em flagrante.
Conforme o major Victor Mello, o caminhão foi abordado quando passava pelo posto de fiscalização do Batalhão Ambiental no KM 30.
“A nossa base é mais voltada para a verificação de crimes ambientais, mas resolvemos abordá-lo porque passou pela gente em alta velocidade”, disse o major.
Conforme o oficial, ao ser abordado, o caminhoneiro demonstrou estar nervoso. “Ele, o motorista, se tremia todo”, disse o militar. Porém ao abrir o baú do caminhão os policiais se depararam com várias caixas de papelão contendo a droga.
O caminhoneiro confessou que pegou o carregamento no município de Rio Preto da Eva de uma pessoa desconhecida, que o abordou na cidade e ofereceu R$ 50 mil para que ele levasse a droga até a cidade de Belém. Ele deveria embarcar o caminhão em algum porto em Manaus.
A droga apreendida com Jair, de acordo com policiais do Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc) é de alto teor de pureza, e tendo alto valor monetário. A mesma estava embalada em pacotes com a marca Sky, que indica o laboratório no qual foi refinada.
De acordo com os policiais, a cocaína deveria seguir a rota que sai de Manaus para Belém e de lá ser embarcada para países da Europa, onde o preço de cada quilo pode triplicar.
O caminhoneiro, veículo e as drogas foram apresentados no Denarc, onde será instaurado inquérito policial para investigar a origem, os responsáveis e o destino desse carregamento da droga.
EP Estado do Pará News com informações da A Crítica