A 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Autazes identificou como Marcos André Andrade dos Santos, o homem que aparece em um vídeo que circula nas redes sociais em ato de zoofilia e maus-tratos contra animais, praticado naquele município (distante 113 quilômetros em linha reta de Manaus). A insituição policial informou nesta quinta-feira (23) que “o caso está em investigação com o intuito de localizar o autor e esclarecer os fatos”.
Testemunhas informara à polícia que o cachorro que aparece no vídeo em ato sexual pertence a Marcos. Segundo o investigador de polícia civil, André Luiz, lotado em Autazes, as investigações começaram na noite desta quarta-feira (22) em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema). “Começamos a tomar as devidas providências que é a parte de investigação para poder colher informações e punir o infrator”, disse.
O crime
O crime de zoofilia está previso na Lei de Crimes Ambientais, nº 9605/1998. A lei determina que a pratica criminosa é “caracterizada pela conduta de praticar ato libidinoso ou ter relação sexual com ‘animal de qualquer espécie não humana’, com previsão de pena de reclusão de dois a seis anos, multa e proibição da guarda do animal”.
Crimes dessa natureza devem ser denunciados ao 181, o disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o 190, o disque-denúncia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ou comparecer na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, nº 100, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
Fonte: A Crítica
Foto: Divulgação