O prefeito de Mojui dos Campos, no oeste do Pará, Jailson Alves (PSDB), esteve reunido em seu gabinete nessa sexta-feira (04), com a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim e equipe técnica. Na pauta do encontro, a proposta de alinhar a parceria que começou a ser estruturada em uma reunião que aconteceu no dia 11 de setembro, na Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SEMGA.
Foto: Ascom/PMMC
A parceria tem como finalidade a união de esforços para a ampliação e fortalecimento da estruturação e modernização de casas de farinha da agricultura familiar de Mojui dos Campos.
Com o convênio assinado entre a Prefeitura e a Emater, serão distribuídos 04 kits contendo equipamentos mais modernos. A meta é substituir, aos poucos, os utensílios ultrapassados por mecanismos mais fáceis de limpar e manusear, sem que a farinha perca a qualidade.
Os kits contém, forno para farinha de mandioca mecanizado, relador de mandioca horizontal com mancal, descascador de mandioca, prensa de mandioca com macaco hidráulico, desindegrador de mandioca, motor de 2 cv para forno, caixa d’água de 1.000 litros e balança de piso plataforma. Ainda melhorias das estruturas físicas já existentes.
Inicialmente serão montadas 04 casas de farinha no município com investimento de R$ 160.742,00.
Para a presidente da Emater Cleide Amorim, “O objetivo de hoje foi formalizar o termo de cooperação técnica, com a Prefeitura de Mojui dos Campos. Seria abrir uma porta para que esse pequeno agricultor tenha acesso as políticas públicas através dessa parceria de assistência técnica”, afirmou.
Na avaliação do secretário de agricultura Marlon Freitas, ele considerou a reunião vitoriosa. “É o resultado de uma luta de todos nós e uma vitória dos produtores rurais que serão os grandes beneficiados com essa parceria firmada”, frisa o secretário de agricultura.
Do encontro, além da chefe do escritório local da Emater Dalvair Fima e do o supervisor regional da Emater em Santarém, Guilherme Saldanha, também participaram o secretário de Meio Ambiente Yago Estouco e a secretária de gabinete Karine Peleja.