A Prefeitura de Mojui dos Campos, no oeste do Pará, através de todas as suas secretarias, definiu nesta terça-feira (3), a programação de aniversário do Município, que estará completando 7 anos de emancipação político-administrativa na quinta-feira (5).

Foto: Ascom / Prefeitura de Mojui dos Campos

Com uma programação variada, repleta também de eventos novos como a realização da 1ª corrida Mojui do Meu Coração, atividades físicas, zumba, atendimento médico, atendimento social e show cultural, a Prefeitura pretende agradar vários públicos, comemorando com todos, esta data tão especial para Mojui dos Campos.

De acordo com o prefeito Jailson Alves, a programação está sendo coordenada por todas as secretarias municipais. “Nossa intenção é presentear a população mojuiense que é a responsável por estes 7 anos de história”, ressaltou.

Programação alusiva aos 7 anos de emancipação político-administrativa de Mojui dos Campos.

05 de Dezembro

16h – Teste rápido de hepatites, sífilis e HIV, orientações sobre dengue, leishmaniose, doenças de chagas e malária, atendimento com assistência social, cadastrado único, carteira do idoso, zumba, atividades físicas e academia da saúde.

19h – 1ª corrida Mojui do Meu Coração.

20h – Cerimônia de abertura.

20h30 – Show cultural: Jana Figarela; Trio Para Amar e Nato Aguiar.

Local: Praça da Matriz Santo Antônio.

Histórico

Em 05 de dezembro de 2012, o município de Mojui dos Campos foi emancipado política-administrativamente. Até então Mojuí dos Campos pertencia a Santarém, e o desmembramento era a concretização de um sonho que os descendentes dos nordestinos que fundaram Mojuí dos Campos, alcançavam.

Em dois plebiscitos realizados nos anos de 1995 e 1999, mais de 84% da população de Mojuí dos Campos e de Santarém votaram a favor da emancipação. A sociedade local se mobilizou fortemente para estes plebiscitos, tanto que a votação a favor da emancipação foi expressiva. Em 2005, integrantes pela emancipação de Mojuí dos Campos estiveram em Brasília para debater a separação de Santarém. Entretanto, somente em 29 de maio de 2009 foi que o TSE aprovou o plebiscito mais recente, de 1999, depois que a Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer favorável, assinado vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho. Embora tenha sido aprovado o plebiscito, o distrito continuou sob a jurisdição de Santarém até que as eleições fossem consumadas, em outubro de 2012, e a posse do novo prefeito em 1ª de janeiro de 2013.

Desde o desmembramento, as eleições municipais que iriam realizar no distrito para decidir o primeiro prefeito em 2008, não ocorrem, já que foram realizadas em Santarém. Uma nova data foi marcada em 2009, mas foi adiada. Em 2012, o município teve a primeira eleição, que definiu o seu primeiro corpo administrativo e legislativo.

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do EP Estado do Pará News (93) 99113-7585