Cerca de 50 mil alevinos – peixes em seus primeiros meses de vida – foram doados na manhã desta sexta-feira (2) a piscicultores de Mojuí dos Campos fruto de uma ação articulada pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

(Foto: Luiz Fernando / Ascom PMMC)

A entrega dos alevinos ocorreu na Estação de Reprodução e Alevinagem Santa Rosa, instalada na Unidade Agrícola (Uagro) da Sedap de Santarém. Além dos piscicultores, a ação de entrega reuniu também o titular da Sedap, Alfredo Verdelho Neto, o prefeito Marco Antônio Lima, o titular da Semagri, Jaílson Mesquita, técnicos das secretarias e outras autoridades.

O piscicultor Raimundo Gomes, da comunidade São Francisco, desenvolve o cultivo de peixes há 10 anos. A produção cresceu com o incentivo técnico da Semagri. “Eu crio o pirarucu, já criei tabatinga, tenho uma represa e tem um tanque também cavado no chão. Eu vendi duas vezes já, mil e quinhentas tabatingas, primeiro que eu criei e vendi mil tambaquis”, disse.

O secretário de agricultura Jailson Mesquita, destaca as ações que a pasta realiza no município e que beneficiam diretamente os piscicultores. “A secretaria municipal de agricultura, através da prefeitura municipal de Mojuí dos Campos tem uma equipe técnica, engenheiro de pesca, na qual eles estão dando essa assistência aos produtores, aos piscicultores da nossa região. Então a gente está, além de fazer a doação de alevinos, a gente também faz esse acompanhamento com o técnico nos criadouros”, disse.

Segundo o secretário de estadual de desenvolvimento agropecuário e da pesca Alfredo Verdelho, nessa segunda ação do ano o Estado está fazendo a doação de 244 mil alevinos só na região do Baixo Amazonas e Tapajós. “É um trabalho que tem sido feito ininterrupto, nós já entregamos no último ano quase dois milhões de alevinos, esse ano até o dia de hoje nós já entregamos 444 mil elevinos. O governo do Pará presente, ajudando a piscicultura da região, promovendo e gerando emprego e renda”, afirmou.

Para o prefeito Marco Antônio Lima, a produção e a distribuição de alevinos é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da piscicultura na região. “Essa parceria da Semagri com a Sedap, que é a secretaria responsável por nos doar esses alevinos vai ser muito importante essa doação porque muitos de nossos piscicultores que estão dando início a essa cooperação técnica que eles estão recebendo vai ajudar a desenvolver a piscicultura e a economia de Mojuí dos Campos. Então a prefeitura está disposta, está trabalhando também em aquisição de maquinários para trabalhar os tanques cavados e os tanques redes em nosso município”, destaca.

A distribuição de alevinos é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da piscicultura na região do Baixo Amazonas e Tapajós, pois se apresenta como uma alternativa rentável para o incremento na fonte de renda para o produtor rural que baseia muitas das vezes sua única atividade econômica na agricultura e/ou na pesca.

Conforme a Sedap, essa é a segunda ação no ano, com previsão para mais três ações até dezembro. A Sedap espera entregar mais de 1 milhão e meio de alevinos somente na região. O cadastro para recebimento dos alevinos é feito na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na avenida Marechal Castelo Branco, s/n, bairro Esperança, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Texto e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos