A caravana do Projeto “Mais Cidadania e Saúde”, lançado pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), beneficiou, em sua primeira etapa, na sexta-feira (12), os moradores da comunidade Corpus Christi, distante quase 150 km da sede do município.
(Foto: Adonias Silva / Ascom PMMC)
A população teve acesso a diversos serviços, entre eles, emissão de documentos, atendimento social, testes rápidos e consultas médicas. Os atendimentos foram prestados na escola e no posto de saúde.

Projeto “Mais Cidadania e Saúde” leva atendimento médico a comunidade Corpus Christi. Dr Pedro Henrique Oliveira, realizando atendimento. (Foto: Adonias Silva / Ascom PMMC)

O objetivo do projeto da atual administração municipal é descentralizar os serviços da Assistência Social e da Saúde para o interior, especialmente para as localidades mais distantes da zona urbana, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social ou que por algum motivo não possuem acesso aos serviços disponibilizados pelos equipamentos Cras e Creas e pelas unidades de saúde. A caravana reúne quase 100 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, além da equipe de apoio ao projeto.
Para a primeira dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, o projeto surge como uma oportunidade para as famílias que buscam por algum serviço. “Através desse projeto buscamos estar bem mais próximos da comunidade, das famílias. Já avançamos muito na assistência social, mas ainda encontramos pessoas em busca de algum documento, pessoas que precisam atualizar o cadastro único, carteira do idoso, algumas ficam impossibilitadas de ir até a sede do município. Estamos aqui para servir e garantir direitos para a população”, afirmou.
Para o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, o projeto representa esperança para a população. “É um projeto fantástico, e através dele conseguimos promover saúde pelo município, paras as regiões mais distantes, seja através de uma palestra, de uma orientação com os nossos profissionais de saúde, seja através de uma consulta médica. A saúde é o nosso bem mais valioso e por isso estamos aqui para servir a comunidade de forma geral, com testes rápidos, exames, consultas, encaminhamentos, vacina, temos remédio da farmácia básica também”, disse.

Prefeito Marco Antônio Lima, destaca o compromisso de sua gestão com os munícipes. (Foto: Adonias Silva / Ascom PMMC)

O prefeito Marco Antônio Lima reafirmou o compromisso da gestão municipal em promover a cidadania através das ações de assistência social e de saúde. “Hoje é um dia especial para a nossa gestão, para o nosso município, para a população de Mojuí dos Campos, a principal beneficiada com esse projeto da Semtras e da Semsa. Eu estou muito feliz. Sabemos que o município é gigante em dimensões territoriais, e trazer os serviços para a comunidade vai ajudar e muito o cidadão, de todas as formas. A pessoa será atendida aqui, pelos nossos profissionais, pela nossa equipe. Isso é um compromisso da gestão Marco Antônio com toda a população”, destacou.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos