O governo federal instalou, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, um radar capaz de detectar e rastrear até mesmo em condições climáticas adversas movimentações aéreas suspeitas, incluindo aeronaves e helicópteros usados para transportar garimpeiros ilegais e suprimentos.
(Foto: Bruno Mancinelle / Casa de Governo)
Desenvolvido e fabricado no Brasil pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e pela Embraer, o Saber M60 é um radar de baixa altura originalmente projetado para defesa antiaérea e é mais um equipamento para combater o garimpo ilegal no território.
Com ele, as forças em campo podem monitorar em tempo real qualquer atividade aérea suspeita e dificultar o transporte de equipamentos e suprimentos essenciais para o garimpo ilegal. Esta tecnologia proporciona uma resposta rápida e eficaz contra as atividades clandestinas.
O garimpo ilegal na Terra Yanomami depende de uma rede de transporte e abastecimento. Grande parte dos suprimentos necessários para essas operações é transportada pelo ar devido ao acesso limitado por terra. A detecção e rastreamento dessas aeronaves pelo Saber M60 permitem que as forças de segurança interceptem e desarticulem a logística do garimpo, enfraquecendo as operações clandestinas. A integração do radar com satélites e drones amplia a eficácia das operações. Além disso, bloqueios terrestres e fiscalização intensificada em rotas fluviais complementam a vigilância aérea.
Portal Estado do Pará News com informações da Folha Bv