O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, vem a Santarém, oeste do Pará, para a instalação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém, e para dar posse ao primeiro Arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ (Congregação de São José). Será neste domingo (2), durante Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h.

Crédito: Google Imagens

A celebração contará com a presença de bispos dos Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres, religiosos e religiosas, leigos, autoridades e convidados.

O Núncio Apostólico tem duas funções no país: ser o representante do Papa e do estado do Vaticano, por isso ele tem o status de embaixador. Em sua função pastoral, o Núncio também é responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos.

Dom Giovanni D’Aniello exerce as duas funções no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. O clérigo já foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo no período de 2001 a 2010, quando foi nomeado representante da Santa Sé, na Tailândia e Camboja.

Primeira missa na Catedral

Também neste domingo, 2, Dom Irineu preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana, às 19h.

Elevação à Arquidiocese

No dia 6 de novembro de 2019, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese, nomeando como primeiro metropolita Dom Irineu Roman, que até então era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

No mesmo dia, o Papa Francisco elevou a Prelazia do Xingu à categoria de Diocese e nomeou o bispo prelado Dom Frei João Muniz como primeiro bispo diocesano. Também no dia 6 de novembro do ano passado, o Santo Padre criou a Prelazia do Alto Xingu, com sede na cidade de Tucumã, e nomeou como primeiro prelado Dom Frei Jesús María.

A criação da Diocese do Xingu, com sede em Altamira, ocorre neste sábado, 1º de fevereiro, às 9h, no Centro de Eventos de Altamira. A criação da Prelazia do Alto Xingu será no dia 9 de fevereiro, às 9h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Tucumã.

O Núncio Apostólico também estará nas celebrações em Altamira e em Tucumã, assim como Dom Irineu Roman.

Histórico da Igreja Particular em Santarém

Em 21 de setembro de 1903, foi erigida canonicamente a Prelazia Territorial de Santarém, com territórios desmembrados da então Diocese de Belém do Pará. A iniciativa da criação da Prelazia de Santarém foi do bispo do Pará, Dom Francisco do Rego Maia. Sua elevação à categoria de Diocese ocorreu em 16 de outubro de 1979, pelo Papa João Paulo II, passando a denominar-se Diocese de Santarém.

A Província Eclesiástica de Santarém passa a ter a seguinte formação: Arquidiocese de Santarém (sede), Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Diocese de Santarém (Pastoral da Comunicação).

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585