O primeiro voluntário dos testes da imunização contra a covid-19 no Distrito Federal foi vacinado às 13h23 desta quarta-feira (5). 

(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Gabriel Ravazzi, 31 anos, saiu do Ambulatório 2 do Hospital Universitário de Brasília (HUB) por volta das 14h. “Saio realizado como profissional da saúde, realização por poder contribuir com a ciencia, contra uma doença que está acometendo todos, em vários âmbitos”, disse o médico, que trabalha no HUB. “Saber que sou o primeiro voluntário a participar do primeiro teste é muito gratificante. O que motivou foi o sentimento de querer ajudar, porque estamos na linha de frente do combate à covid-19, não sabemos muito sobre a doença, observamos gente jovem e idosa morrendo. É angustiante estar na ponta sem saber como poder combater isso.” 

Gabriel passou a manhã realizando uma bateria de exames sanguíneos, cardiológicos e outros, além de ser submetido ao teste do novo coronavírus. Apenas voluntários da área da saúde, que trabalham com pacientes com covid-19 e não tenham sido contaminados pelo vírus, podem se voluntariar.

O médico voluntário retorna aos ensaios após 14 dias, para a segunda dose. Metade dos participantes vão receber placebo e metade, o produto vacinal. Ao todo, o estudo busca receber 850 pessoas. 

Vacina contra covid-19 começa a ser testada na UnB nesta quarta-feira
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), coordenados pelo médico Gustavo Romero, conduziram o ensaio, que começou por volta das 9h30, com coordenação de um representante do Instituto Butantan, de São Paulo. O produto vacinal é da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Mais quatro voluntários vão receber a vacina hoje.

Estado do Pará News com do Correio Braziliense

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do EP Estado do Pará News no (93) 99113-7585