Os cinco novos conselheiros tutelares de Mojui dos Campos, no oeste do Pará, já são conhecidos pela população. Com um número de 1.926 votantes o pleito aconteceu no período da manhã e tarde deste domingo (06), nas escolas municipais Francisco Artur Calazans, Raimunda Queiroz Sousa, Júlio Walfredo da Ponte e Professora Maria do Carmo Félix da Silva. Onde as famílias mojuienses, saíram de suas casas para mais uma vez exercer a cidadania. Por volta das 20h30 foi divulgado o resultado oficial da eleição para novos Conselheiros Tutelares de Mojui dos Campos.
Foto: Ascom/PMMC
Os candidatos escolhidos para o mandato dos próximos quatro anos foram: Aline de Amorim Carrolino, Maria Rosenilce Gomes de Lima, Márcia Freitas da Silva, Nádia Caroline da Silva Nascimento e Diena Moraes Fontenele.
Concorreram à eleição 29 candidatos, A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020, com mandato até 9 de janeiro de 2024.
Para o coordenador da comissão organizadora do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, Raimundo Élison Santos, a eleição surpreendeu a organização. “Chegou até mesmo a gerar filas em alguns momentos. Foi muito positivo porque demonstrou a consciência que a população tem em relação à representatividade popular dentro do Conselho Tutelar”, destacou.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, artigo. 131 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, fiscalizar a política de atendimento, requisitar serviços públicos e acionar a Justiça quando necessário, além de aplicar medidas de proteção específicas às crianças e adolescentes e às pertinentes aos pais.