Uma das brincadeiras mais comuns entre crianças e adultos durante o período de verão são as pipas. Aliado as temperaturas mais altas e os ventos mais fortes nessa época, este tem sido o passatempo preferido dos paraenses.
(Foto: Ascom / Equatorial Energia Pará)
Porém, a prática exige muitos cuidados, principalmente por conta das recomendações de distanciamento social e das fiações elétricas das ruas. Para conscientizar crianças e jovens sobre a brincadeira, a Equatorial Pará lançou o Projeto Pipas, que reúne informação e diversão com materiais em formato impresso e digital.
Nesta sexta e sábado, dias 7 e 8, o projeto estará em Santarém. As cartilhas e orientações serão distribuídas durante a programação em vários pontos da cidade.
Cartilha e aplicativo
Um dos itens que contemplam o projeto é a cartilha educativa. Com conteúdo lúdico e descontraído, uma galerinha antenada sobre o mundo das pipas, papagaios, curicas e rabiolas, a Turma do Geral, explica a historicidade do brinquedo e traz um questionário com perguntas para quem entende deste universo.
O Projeto disponibiliza, também, o aplicativo Mestre das Pipas, que revelará, por meio de games de perguntas e respostas, os mais conhecedores sobre a brincadeira e os cuidados a serem tomados. Gratuitamente, as pessoas têm acesso ao jogo que está disponível para o sistema operacional Android.
Após baixar, é só dar play e entrar na interatividade. Para jogar na plataforma, o usuário poderá entrar de forma anônima ou criar um login próprio, com e-mail e senha, ou acessar através da sua conta Google ou Facebook. Em seguida, é necessário apertar no botão “jogar” e escolher o nível da partida. Cada nível é composto por 10 perguntas de múltipla escolha. Para cada resposta certa, o jogador recebe cinco pontos e para cada errada perde dois. De acordo com a pontuação, poderá ganhar moedas que melhoram a colocação no ranking geral.
Os participantes também poderão duelar simultaneamente, de forma online, na opção “Batalha Quiz”. Para jogar desta forma, não é permitida a entrada anônima, é preciso que os dois estejam conectados em suas contas. Ao final da partida é possível ver o ranking de pontuação e saber quem foi o melhor.
Todas as atividades do Projeto agregam informações de segurança, para que acidentes ou desligamentos do fornecimento de energia sejam evitados. “Queremos que as pessoas entendam o melhor lugar para que a brincadeira ocorra com segurança e respeito por todos. Não queremos parar a brincadeira, mas informar para que seja realizada, sempre, em local apropriado”, afirma Alex Fernandes, executivo de Segurança da Equatorial Pará.
Perigos e prejuízos
Empinar pipas próximo à rede elétrica pode causar graves acidentes. Além do risco de choque, a brincadeira em local inapropriado pode oferecer consequências graves.
Estima-se que só nos primeiros meses deste ano, o Pará registrou mais de três mil casos de falta de energia motivados por pipas em contato com a rede elétrica. Esses registros representam grandes prejuízos para a sociedade, pois atingem várias localidades, milhares de residências, escolas e até hospitais.
A ação também vai contar com a participação de várias áreas da distribuidora, como as de Segurança, Relacionamento com Cliente e Manutenção. Equipes de Manutenção estarão realizando trabalhos de inspeção na rede elétrica e limpeza na rede, muitas vezes enroscadas por pipas, o que pode ocasionar danos ao sistema elétrico e acidentes graves com a população, como já anunciado nas orientações de segurança pela empresa.
Serviço:
Dia 07 das 9h às 12h
Feira da Cohab – bairro Interventória
De 16h30 às 19h30
Orla da vila Arigó – bairro Prainha
Dia 08 de 9h às 12h
Rotatória do Residencial Salvação – bairro Alvorada
Das 16h30 às 19h30
Orla do massabor – próximo ao terminal fluvial turístico
Estado do Pará News com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Energia Pará.