A secretaria municipal de educação (Semed) do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, esclarece que o atraso na abertura das licitações para a compra de carne e hortifrutigranjeiros ocorreu devido o atraso no repasse do recurso federal. A previsão é que ainda este mês de abril o problema seja solucionado.

Segundo o secretário de educação, Jadson Gomes, o kit está sendo elaborado com base nutricional pela equipe de nutrição da Semed.
(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

O secretário de educação, Ediclei Jadson da Silva Gomes, ressalta que o recurso já foi depositado nas contas da secretaria de educação e que a compra da merenda está em processo licitatório. “Houve um atraso na parcela do ensino médio, apenas agora no dia 7 de abril, foi que começou a cair a parcela do ensino médio. Por conta disso houve um atraso na nossa licitação, mas já está encaminhado e será feito pelo pregão eletrônico”, esclareceu o titular da pasta.

A nutricionista Glicilene Evaristo da Silva, é a responsável pela elaboração do kit merenda.
(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

A nutricionista, Glicilene Evaristo da Silva, da secretaria de educação irá aprovar e autorizar previamente todos os alimentos que serão ofertados para os estudantes, elaborando os cardápios e controlando a qualidade dos alimentos. “O kit merenda deste ano vêm com mais itens, nós conseguimos colocar mais qualidade que vai suprir as necessidades dos alunos”, ressalta Glicilene.

Os alunos matriculados na rede municipal são, em sua totalidade, atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), segundo a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. A mesma foi alterada pela Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, resolução 026/13 do Fundo Nacional de Desenvolvimeto Escolar (FNDE) que garante a universalidade do programa com a utilização de recurso federal, no que diz respeito à merenda.