A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promove atividades que integram a programação da Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Santarém, no oeste paraense. O evento acontece, desde o dia 26 até o dia 30 de agosto, com ações de diferentes instituições que trabalham com o tema da dependência química e seus riscos.
(Foto: Divulgação / Ascom Seju)
O secretário estadual de Justiça, Evandro Garla, ressaltou a importância da participação de diferentes órgãos na Semana e destacou a necessidade de um trabalho conjunto no enfrentamento às drogas. “A Secretaria de Justiça sob sua responsabilidade o trabalho de prevenção às drogas no estado. E esse trabalho só tem sido possível quando a rede se faz presente nessas situações, incluindo treinamentos. Quando a gerência da educação, por exemplo, abre as portas das escolas para que conversemos com os alunos e responsáveis, é um indicativo da parceria em rede sendo realizada”.
A Seju participa do evento, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren) e da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará). Na última terça (27), o Procon Pará realizou palestra sobre a nota técnica 06/2024, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), que dispõe sobre o veto à publicidade e comercialização dos cigarros eletrônicos.
“Essa nota técnica veio para avaliar a importância da atuação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, do qual o Procon faz parte. No texto, são propostas medidas conjuntas do Procon e outros órgãos, em especial Vigilância Sanitária e Receita Federal, em ações de fiscalização e de campanhas educativas de combate ao cigarro eletrônico”, explica Gareza Moraes, diretora do Procon Pará.
Já na quarta, dia 28, a Cenpren realiza a palestra “Agentes de Mudança na Prevenção às Drogas”, voltada para profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, segurança pública e proteção infantil. O encontro tem como objetivo promover uma reflexão profunda sobre as estratégias de prevenção ao uso de substâncias ilícitas.
No encerramento da Semana, dia 30, a Cenpren promove ações educativas sobre drogas voltadas a pais de estudantes, com foco na prevenção ao cigarro eletrônico. Haverá também palestra sobre o projeto “Prevenção 360º” para alunos da rede estadual. O projeto é coordenado pela Seju e oferece uma abordagem integrada de diversos fatores sociais e psicológicos, com o objetivo de construir uma base sólida na prevenção à dependência química.
Portal Estado do Pará News com informações da Agência Pará