A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, deu um passo significativo para impulsionar o setor agropecuário local ao oferecer a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Essa iniciativa permitirá que os agricultores familiares do município tenham acesso facilitado a políticas públicas e programas de incentivo, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade de suas atividades.

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e é um documento fundamental para os agricultores familiares no Brasil. Com o CAF, esses agricultores podem acessar créditos, auxílios e diversos programas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para o secretário municipal de Agricultura, Marlon Damasceno, a implementação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é um grande avanço para os pequenos produtores da região. “Dentro do planejamento, quando nós assumimos a secretaria, conseguimos, junto ao diretor do departamento de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar, Arthur Reis Rimoldi, cadastrar o município para ser emissor do CAF dentro da rede de emissores. Ressaltando que agora a Semagri é a nova emissora de CAF em Mojuí dos Campos. Isso é um avanço para o município.”

A Semagri, ao assumir esse papel, demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização do trabalho dos pequenos produtores na região.

O serviço de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é disponibilizado à sociedade por meio de sistema eletrônico próprio, operacionalizado por uma rede de emissores.

Veja quais são as principais políticas públicas do governo federal para a agricultura familiar:

1. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf;

2. Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER);

3. Seguro da Agricultura Familiar (SEAF);

4. Garantia-Safra;

5. Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM);

6. Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF);

7. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);

8. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

9. Programa Nacional de Proteção e Uso do Biodiesel (PNPB);

10. Beneficiário Especial da Previdência Social;

11. Auxílio Emergencial Financeiro;

12. E demais programas estaduais e municipais.

Fonte: Portal Estado do Pará News

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta