A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu na quarta-feira (11) uma equipe do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os agentes estiveram na Unidade Mista de Saúde no bairro Alto Alegre, realizando uma visita técnica para avaliar a implantação de um setor específico para que o município passe a receber soro contra o veneno de animais peçonhentos.

(Foto: Divulgação)

De acordo com o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, a visita dos agentes foi importante para estarem discutindo adequações estruturais para o recebimento do soro antiofídico, antibotrópico e antiescorpiônico. “É uma demanda de muito tempo que nós temos da população de Mojuí, e o município não tinha adesão a esses soros para atender a população que estaria sendo acometida por mordida de cobra, ferrada de escorpião”, destacou

Ainda segundo o secretário, a estrutura apresentada foi aprovada pelos técnicos. “Eles ficaram muitos felizes, fizeram algumas ponderações das quais a gente já alinhou juntamente com eles, e vai ser possível agora a gente ter a adesão e cedência do estado desse soro para que possamos combater, caso algum comunitário ou munícipe de Mojuí seja acometido por ferrada de escorpião e picada de cobra”, disse Glayton.

A equipe do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi integrada pela diretora da divisão de endemias, Elizangela Gonçalves Leal e pelo técnico de referência de animais peçonhentos José Walter Silva Costa.

O trâmite do processo para que o município possa administrar o soro não é demorado. A previsão da implantação é para segunda quinzena do mês de setembro deste ano. No entanto, depende da aprovação de todos os pré-requisitos para que o Estado possa fornecê-lo.

Novos médicos
No dia 10 de agosto, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contratou mais quatro médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde. Agora subiu para sete o número de profissionais que estão atendendo no município e um deles será responsável por administrar o soro contra o veneno de animais peçonhentos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos